sábado, 12 de março de 2011

Críticas ao Movimento contra o aumento das tarifas e Resposta

A partir do momento que nos damos o direito de críticar, devemos com isso desenvolver mecanismos para que possamos ser críticados, assimilar e proporcionar o feedback necessário em cada momento. Na prática, minimamente fazer aquilo que ao menos esperávamos dos governantes, e não reproduzir uma prática daqueles que, nos leva as ruas em protestos e manifestações.

Entendo que, a crítica é o primeiro sinal que algo esta tendo efeito, mexendo com as pessoas, ao ponto das mesmas se pronunciarem contrária ou favorável. Acredito que a indiferença e/ou conformismo é pior para o movimento que esta se formando, do que receber crítica.

Uma entidade/movimento que não tem ao menos um contra-ponto, não há oxigenação, com isso, assim eu entendo que, a entidade/movimento passa a não ter vida.

Partindo desse entendimento, publico aqui as críticas e a resposta (em particular) que dei a este cidadão.
Segue abaixo


Prezado Companheiro, Selmo.


Começo este texto em resposta aos seus comentários no Blog da Rádio da Juventude, lhe congratulando pela sua iniciativa de expressar o que pensa, usando de seu direito de expressar-se livremente, principalmente em um instrumento como este, o Blog. E em segundo, comungo de sua indignação companheiro, 25% é um aumento considerável, e digo mais, a justificativa dada pela Prefeita Márcia Rosa é insatisfatória com relação ao aumento das Lotações (Transporte Alternativo).

Mas vamos para alguns pontos relevantes de seus comentários:

1. “Se fosse governo petista, voces protestariam ? ou deixariam para lá ? cambada de safados!”
Resposta: SIM! Camarada. ESTE MOVIMENTO É APARTIDARIO. A causa é maior que qualquer bandeira, e, em qualquer movimento é normal que tenhamos lados, mas quando existem movimentos populares que emana do povo a vontade de ir às ruas e mostrar sua indignação, devemos todos nos desarmar e abraçar a causa.

2. “pois é em cubatão a passagem aumentou muito mais, só que ninguem protesta. protesto meramente politico de olho em 2012. 25% contra no máximo 7% em outras cidades.”
Re sposta: Caro amigo Selmo. Este é um problema crônico, intrínseco na sociedade contemporânea, “O conformismo”, estamos lutando para quebrar isso.
NÃO ESPERE QUE VÁ ALGUEM LUTAR POR VOCÊ. VÁ VOCÊ A LUTA.
Se ninguém (ou este movimento) ainda não foi em Cubatão protestar. Mobilize-se e vá à luta você, pode ter certeza que terá apoio desse movimento.

3. “tem que tomar borrachada esses vagabundos, estão atrapalhando o transito que já é uma merda.vadios a serviço do PT”
Resposta: Pois é Companheiro, afirmações infundadas não dá nem para levar em consideração. Mas venha conhecer o movimento, e veras que o mesmo é APARTIDARIO.

4. “no tempo do PT também se aumentava tarifas … e se o PT fosse governo ia aumentar do mesmo jeito. e o povinho calhorda que escreve esta merda de blog ia ficar caladinho.comunistas filhos dumas putas.”
Resposta: Bom, tem uma palavra de ordem que cabe bem nesse momento:
“VOCÊ AÍ PARADO, TAMBÉM É EXPLORADO”.
Se o PT fosse não, ele é governo. Ia aumentar não, ele aumentou. Bem como você mesmo explanou em outro comentário.

Mas só uma questão de entendimento.

O PT assumiu o governo em Cubatão em 2009, uma de suas primeiras ações foi à reestruturação do transporte municipal.
Ampliou de 40 para 70 o numero de ônibus, e de apenas 1 para 40 os com acessibilidade as pessoas com deficiência, com isso o numero de viagens aumentou de 400 para 750 por dia, logo a expansão dos itinerários foi inevitável e atendimento a bairros que antes não era provido desse serviço.
Assim, mais de duzentos postos de trabalhos foram (re)criados, com a colocação de cobradores nos ônibus.
E desde que o PT chegou ao governo em Cubatão, (cerca de 3 anos) não houve reajustes nas tarifas.
Mas mesmo assim, companheiro, não nos tira o direito de protestar, contestar esse reajuste, e pedir que seja refeito os cálculos para a cobrança de uma tarifa mais justa, e adequada à realidade do Trabalhador. Que se amplie os pontos de integração entre os transportes, que seja implementado o Passe Livre, e o bilhete único ao menos no município.
E digo ainda que: Não é aceitável que se aumente em Cubatão proporcionalmente o transporte alternativo, com a justificativa de que é necessário manter o equilíbrio do sistema, por mais que se encaminhe para uma integração de linhas e serviços, não podemos aceitar que seja alinhado por cima.

Caro camarada Selmo, chegar ao “poder” não é sinônimo de ter todas as demandas sanadas, a luta ela é, e sempre será continua, a cada avanço, nunca devemos nos acomodar e cair no conformismo, devemos sempre buscar avançar mais, seja por vias institucionais ou por mobilização popular.
Luta é continua, sempre tem no que e com o que avançar.

E se acaso existir um governo bom, não estará fazendo mais que sua obrigação!

Espero conhece-lo pessoalmente Sábado, às 10h no 3º Ato na Pça da Independência no Gonzaga em Santos. E que façamos juntos parte dessa luta.

Um forte abraço, camarada!

André Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário