Quem é André Cardoso

André Cardoso da Rocha, nascido em Santos/SP. Professor de Educação Física, (UniSanta, 2010, Santos/SP). Está Secretário-Geral da Juventude do PT de São Vicente/SP. Ministra aulas de Tênis em projeto social e particular. Membro da EPS, (Esquerda, Popular e Socialista) corrente interna do PT. E Coordenação Nacional da Juventude EPS.

Santista no Futebol, e Vicentino de coração. "São Vicente é a cidade que Amo, e o Santos F.C. meu time do coração!"

Aos 16 anos, no ano de 2001, começou a militar com a “Rede libertária de Santos”, grupo de “Anarquistas” que atuava junto aos movimentos sociais como o Hip Hop no qual, André já fazia parte, e na época a luta era contra a “ALCA”.
Em 2001, participou ativamente na criação do Primeiro Portal de Hip Hop no Litoral Paulista, hoje conhecido por "DeRua" (www.derua.com.br).

No ano de 2002, iniciou ao lado de seus companheiros de Escola e Hip Hop, em conjunto ao extinto programa do governo do Estado de São Paulo, “Parceiros do Futuro”, a “Oficina de Hip Hop São Vicente”, aos finais de Semana na Escola Estadual Yolanda Conte.


E no dia 30 de Março de 2003, em um domingo, houve a realização do “1º Hip Hop Arte Loucura”, na Escola Yolanda conte, São Vicente/SP. Este evento marca o início efetivo do Site DeRua e da Militância de André Cardoso no Hip Hop.

2004 ano em que André Cardoso ingressou na Universidade, começou a cursar Educação Física na Universidade Santa Cecília em Santos/SP. Foi então que ele teve seu primeiro contato com movimento estudantil.

O ano de 2005 foi marcado pela organização da 1ª Festa Black do Site DeRua, que teve como convidado o grupo SNJ no Dia, 24 de Setembro de 2005, em uma noite de Sábado na Ibiza Club em São Vicente/SP.

A partir de 2006, filio-se ao PT (Partido dos Trabalhadores), em São Vicente, aonde ajudou na reestruturação da Juventude do PT na Cidade. Neste momento, após trancar a Faculdade de Educação Física, por motivos pessoais, recebeu o convite para Trabalhar com o Grupo de Rap, consagrado nacionalmente, o: “SNJ” (Somos Nós a Justiça), com isso, pode ter até o ano de 2011, a oportunidade de conhecer a realidade de diversos lugares pelo Brasil, identificando diversos problemas sociais, e isso fez que reafirmasse o seu compromisso com a luta pela igualdade de condições e as transformações sociais. A luta por uma sociedade Socialista.
Na cidade de São Vicente, fez parte da comissão de articulação junto ao Gabinete da então Vereadora Mara Valéria (PT), para a realização da 1ª Semana Municipal da Juventude, ocorrida em Abril de 2006, (Dês de então, teve ativo em todas as edições da Semana), no final do mesmo ano, iniciou os trabalhos para a construção do 1º Congresso da Juventude de São Vicente, e em meio ao processo, houve uma retirada estratégica de um grupo que fazia parte, com isso, não legitimando o Congresso, por não haver consensos, e ter divergências na condução dos trabalhos  que elegeu os 1ºs membros do Conselho Municipal da Juventude de São Vicente (CMJ/SV).

Tempos depois, há uma reaproximação (No ano de 2007) deste grupo com o CMJ/SV. Mesmo ano que houve a participação de André no Fórum de Políticas Públicas de Juventude no MercoSul, em São Leopoldo/RS.

Em 2008 participou efetivamente das etapas: Municipal, Regional, e Estadual da Conferência Nacional de Juventude, e do 1º Congresso Nacional da Juventude do PT em Brasília/DF como delegado, em meio a esse processo, assumiu a Secretária de Organização da Juventude do PT/SV, (Função exercida até 2011). Ainda em 2008 foi eleito, membro do Centro dos Estudantes de Santos, o CES, entidade representativa dos Estudantes de Santos e Região Metropolitana com histórico de Lutas desde 1932, (Função exercida até 2010).

No ano de 2009, depois de participar da “9º Fórum Social Mundial” em Belém no Para, disputou a 1ª Eleição Direta para Conselho de Juventude no Brasil, e foi eleito Conselheiro Titular no CMJ/SV, (Função exercida até 2012), ao mesmo tempo, esteve na articulação do Movimento Estudantil no Litoral, mobilizando os Estudante para 51º ConUNE (Congresso da União Nacional dos Estudantes), aonde esteve ativo como delegado e membro da tese “Reconquistar a UNE”, no Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (ConUEE/SP) e no ConUNE. Ao final deste mesmo ano, esteve na mobilização regional do 3º Encontro Nacional da Nação Hip Hop Brasil, momento histórico para o Movimento Hip Hop na região com a criação do Coletivo Hip Hop Caiçara. Neste mesmo ano, foi aclamado “Vicentino”, na Sociedade de São Vicente de Paulo, pelo Conselho Central de São Vicente, e a Conferência São Vicente Martir.

No início de 2010, por meio do Coletivo Hip Hop, realizou o 1º Encontro Metropolitano de Hip Hop, no Guarujá, com a participação dos nove municípios da baixada e a parceria do CONDESB, ainda no começo do ano, foi um dos representantes do Coletivo Hip Hop Caiçara na organização do 3º Encontro Nacional da Nação Hip Hop.
Nas Eleições de 2010, coordenou ao lado de Thays Emidio, a campanha de Breno Cortella a Deputado Estadual pelo PT, na região.

Em 2011, articulou políticas dentro do Conselho Municipal da Juventude de São Vicente, esteve na organização da 2ª Conferência Municipal de Juventude. Assumiu algumas tarefas organizacionais no 52º ConUNE em Goiânia/GO, com a bancada Paulista da Tese "Reconquistar a UNE" bem como no ConUEE/SP em Piracicaba/SP.
Esteve na Fundação da corrente "Esquerda Popular e Socialista do PT”, (EPS/PT), na Escola Florestan Fernandes (Escola nacional de formação do MST) em Guararema/SP. Aonde assumiu tarefa na Coordenação Nacional da Juventude da Corrente.

"Este é um pequeno e resumido histórico de minha vida pública.
E em 2012, a Luta continua e se você é de Luta, nos vemos lá!"
André Cardoso, São Vicente/SP, 02/02/2012.