quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SOU CRIMINOSO! MEU CRIME? FALAR AO CELULAR

(Um comentário sobre o despreparo da polícia civil, preconceito, humilhação e constrangimento público!)

Não é segredo para ninguém que sou um apaixonado por Itanhaém, vou para lá sempre que posso, seja sozinho ou acompanhado.
És de fato uma cidade linda, aconchegante e boa para passear, tirar férias e viver!

Mas tomem cuidado ao falar ao celular!
Tem ‘policial civil’ da cidade que parece está despreparado e tem tratado visitante cidadão de bem, professor da rede pública do estado, com constrangimento, como se fosse bandido, um ladrão.

No dia 14 de Janeiro estive na cidade, para uma reunião com um vereador e lideres da cidade. Estava aguardando-os no local marcado, ao celular, quando fui surpreendido por um cidadão numa ‘Hornet’, acompanhado de uma viatura da policia civil, vindo em minha direção - sem se identificar em momento algum – chegou levantando minha camisa, me revistando, e só depois pedindo meus documentos.
Ao término da abordagem pergunto a ele: “Senhor, mas por quê?” o cidadão me respondeu “Você estava ao celular quando peguei minha moto!”.

Ser policial é um dom, mas isso não impede que excessos aconteçam!

Em algumas situações, os policias no caso militares, tomaram a inciativa de me explicar a natureza da abordagem.
Houve algumas abordagens eles foram enérgicos no começo, mas como não reagia, e colaborava com tudo, os policias militares mudavam a postura e me explicavam o que estava acontecendo, e simplesmente faziam o trabalho deles, por sinal muito bem feito.

Sempre ao final de cada abordagem eles me desejavam 'boa sorte' e alguns até me pediam desculpas pelo constrangimento, outros se desculpavam pela forma que começaram a abordagem. Mas sempre todos estavam preocupados apenas em fazer bem o seu trabalho. E assim o fizeram!

Postura bem diferente do cidadão que cito neste texto! Me humilhou, e me constrangeu em público, me tratou como bandido, o meu crime "falar ao celular".


PS. Me desculpem o desabafo, mas enquanto estiver essa humilhação pública que passei me incomodando, a externarei de alguma forma!

Ah! VISITEM ITANHAÉM! A CIDADE É LINDA, VALE A PENA VISITA-LA SEMPRE!


André Cardoso da Rocha
* Administrador do Site DeRua.
* Professor de ed. física da rede pública do estado de SP.
* E vitima de preconceito por um cidadão que usou de sua função na polícia civil para me humilhar e me constranger em público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário