quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Sacolinha me faz pensar


Hoje, fui ao mercado!
E percebi algumas coisas...
Proibiram as sacolas plásticas, com o argumento que com isso, o planeta não seria sufocado.
Vamos lá.
Fui até a padaria do mercado e comprei 10 pães, que vieram dentro de um SACO PLÁSTICO.
Comprei verdura que também estavam em SACOS PLÁSTICOS.
Para separar as frutas que iria levar, usei SACO PLÁSTICO que o mercado deixa disponível.
Ah! Tem os legumes, que também utilizei mais SACOS PLÁSTICOS.
Daí lembrei que acabou a ração do meu cachorro, adivinhem com que estava embalada a ração, mais SACO PLÁSTICO.
Comprei meu achocolatado, armazenado em um POTE DE PLÁSTICO.
Assim como o Shampoo, e o Condicionador, também estava em POTES DE PLÁSTICOS.
Ah! Tinha também o meu iogurte em POTES DE PLÁSTICO.
E não poderia faltar o Refrigerante, esse ai vem em garrafa PET DE PLÁSTICO.
Bom, daí fui ao caixa pagar, quando lembrei: “Não trouxe a sacola pra levar as compras”.

Perguntei se no mercado havia alguma alternativa pra eu levar, eles me deram às opções de comprar uma Bag de R$3,00 ou pagar R$0,20 num saco biodegradável.

Daí eu penso, a Bag, já tenho.
E a sacola biodegradável, é mais uma forma dos grandes empresários explorarem a classe trabalhadora em busca do lucro. R$0,20 para uma pessoa não é nada.
Mas em apenas um dia, o consumo mínimo é de 60mil sacolas, o ganho é de R$ 12mil, e em um Mês é algo em torno de R$ 360Mil, isso um mercado de bairro numa cidade média.

Daí pensei: “Bom, já que eu usava as sacolas como saco de lixo, vou usar o saco de lixo pra levar as compras”.
Só que, o saco de lixo também não se decompõe na natureza, e o que eu produzo de lixo não vai diminuir. Mas o saco de lixo eu tenho que comprar e as sacolas de antes não. (Ah! Mas como esses caras são espertos, hein).
Pra natureza troca seis por meia dúzia, mas o lucro deles aumenta.
Achei melhor deixar as compras lá mesmo no supermercado.

Depois disso, fui à feira comprar tudo o que precisava, fui à padaria comprar pães e frios. E na farmácia o que faltava.
E te falo que tive menos trabalho, além de ter valorizado o comércio local em meu bairro.

O Problema não esta apenas nas sacolas plásticas de antes, a grande maioria do que compramos é de plástico ou contém plástico. Não é esta manobra dos grandes empresários que a proteção da natureza vai acontecer como deveria.

O consumo consciente, reutilização e reciclagem, em nada têm haver com está atitude dos mercados e da APAS.


André Cardoso
Secretário-Geral Municipal da Juventude do PT de São Vicente/SP












Nenhum comentário:

Postar um comentário